skip to Main Content

O contexto do cliente

Os itens que estão relacionados ao meio náutico apresentam um potencial crescimento no mercado brasileiro, como por exemplo, produtos saneantes, já que no país não existem similares, apenas em negócios estrangeiros. Amante do meio náutico e consciente de que a alta salinidade do mar pode causar ao sistema de resfriamento dos motores das lanchas, jetskis e todos os veículos marinhos,  Eder compartilhou e confiou seu sonho de desenvolver seu próprio produto saneante para realizar o adoçamento de motores à Fluxo Consultoria. 

A elaboração do produto

Tendo em mente as principais características desejadas para o produto, que eram proteger o sistema de resfriamento do motor contra a corrosão, lavar e retirar as crostas de sal formadas pela alta salinidade do mar dentro do mesmo, foi feito o Estudo de Viabilidade e Desenvolvimento de Formulação (EVDF) para o mesmo. Além disso, foram feitos estudos e testes nos laboratórios da UFRJ, a partir de ensaios físicos, químicos e físico-químicos, buscando a melhor formulação para o produto do cliente.

Colhendo resultados

Com o produto testado e com sua eficiência cientificamente comprovada, foi entregue o projeto para o cliente, que se mostrou muito satisfeito e até o momento já realizou reuniões com as empresas terceirizadas que foram mapeadas para que ele possa produzir seu produto em grande escala. E, desta forma, proporcionar para  todos os amantes do meio náutico um produto que protege os seus veículos contra os danos causados pela água do após navegação em alto mar.

desenvolvimento de produto
Estrutura do protótipo utilizado no ensaio de simulação de fluxo

 

desenvolvimento de produto

Gerente: Luisa Quintanilha

Consultores: Marina Martins, Amanda Dias, Bernardo Sartori e Gustavo Oliveira

Cliente: Eder

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Ensaio de fluxo com utilização de protótipo

Contratou-se empresa terceirizada para realizar e desenvolvimento de um protótipo do sistema de resfriamento do motor (como mostrado na figura acima), em maior escala para melhor observação, para que fosse possível testar em laboratório a efetividade do produto em lavar o mesmo após o fluxo contínuo da água salgada do mar!

Corrosão e testes relacionados

Estudou-se a superfície do material onde o produto seria aplicado a fim de elaborar ensaios com materiais representativos. Desta forma, foram realizados ensaios eletroquímicos e de imersão, onde pôde-se comprovar a eficácia do produto como um anticorrosivo.

Identificou-se com esse projeto? Quer saber mais sobre como fazer o Desenvolvimento de Fórmula do seu produto?

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *