skip to Main Content
Embrapa: Estudo De Viabilidade

A missão da Embrapa

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Com fundação em 1972, a empresa com sede em Brasília possui cerca de 10 mil membros e atua em diversas áreas, dentre elas a piscicultura. Graças à todos seus anos no mercado, a empresa possui reconhecimento na área de pescado, além de diversos associados.

Em uma possível parceria com a Embrapa, a Engmaq, empresa catarinense de criação de Máquinas e Equipamentos Industriais desenvolveu um protótipo de Entreposto Móvel de pescado, que, em linhas gerais, leva o tratamento de pescado para mais próximo do piscicultor, visto que, atualmente, as distâncias podem ser muito grandes em determinadas regiões.Entretanto, como o mercado de piscicultura é nacional e o entreposto móvel é um produto muito inovador, a empresa esbarrou em 2 obstáculos: descobrir se o produto é viável financeiramente e qual seria o público alvo.

previsão de vendas

Cumprindo com o objetivo

Dessa forma, a Fluxo Consultoria foi procurada para poder solucionar esta dor.

O primeiro desafio do projeto foi definir as regiões de baixa presença de beneficiadoras e alta produção, chegando nas regiões Norte e Nordeste. Posteriormente, foi feita uma formulação e análise de hipóteses do mercado e aceitação do produto, junto a um formulário para validar tais hipóteses.

Com as hipóteses validadas, os consultores puderam começar os trabalhos acerca do plano financeiro. De início, foi feita uma projeção de crescimento de mercado em cada um das regiões de estudo e, assim, aplicando-se uma taxa de conversão dos interessados, chegou-se em uma estimativa de vendas do produtos em cada uma das regiões durante os próximos 3 anos, além de levar em conta 3 cenários: otimista, realista e pessimista. 

Resultados

Finalizado o projeto, a equipe chegou em projeções de lucros anuais os quais apresentavam  pequenas variações nos primeiros 3 anos para o cenário otimista, realista e pessimista. Além disso, foram disponibilizados ao cliente os dados de uma persona que se encaixa melhor em cada uma das características do público comprador. 

Desse modo, os resultados focaram principalmente nas regiões e públicos específicos, além de ter uma estimativa de seu lucro, foi possível auxiliar o cliente em suas tomadas de decisões em relação a venda do produto, superando, assim, os obstáculos apresentados antes do contato com a Fluxo Consultoria.

Gostou dos resultados apresentados?

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *