Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Estudo de Mercado A3P

Estudo de Mercado A3P

A missão

A A³P, associação de antigos alunos da Escola Politécnica da UFRJ, é a segunda associação de ex-alunos mais antiga do país. Apesar da sua posição, a instituição não possuía tanta influência na universidade se comparada a associações, além de ter poucos associados e ser inaudita aos alunos da UFRJ. Visando aumentar a visibilidade da associação entre antigos e atuais alunos da Escola Politécnica, a A³P procurou a Fluxo Consultoria para ajudá-los vencer esse novo desafio.

Cumprindo com o objetivo

A Fluxo aceitou essa missão e realizou um Estudo de Mercado personalizado para o cliente, possuindo também uma etapa de elaboração do Modelo de Negócios. Tendo em vista que a A3P não tinha sua proposta de valor muito bem definida, a empresa propôs-se a auxiliá-los nesse ponto. Utilizando a metodologia Business Canvas, foi possível mapear suas atividades, firmar a proposta de valor da Associação e criar um Canal de Relacionamento com seus clientes.

Foi realizada uma Pesquisa de Mercado para ratificar como a associação deveria criar e amarrar laços com os alunos: criamos hipóteses relacionadas ao serviço desenvolvido pela associação e a como o público poderia interagir com a mesma, e
em seguida, foram testadas em um questionário e suas respostas compiladas. Essa etapa possibilitou entender como atrair alunos atuais da universidade e como mantê-los ativos ao tornarem-se ex-alunos. Logo, possível compreender o que os já ex-alunos esperam e pensam sobre a Associação colhendo feedbacks.

O veredito

Ao fim do projeto, nosso cliente e presidente da A3P afirmou, com muita admiração, que via na Fluxo uma instituição ativa na vida dos estudantes ao mesmo tempo que se apresentava como uma empresa séria e moderna.

Gerente: Juliana Hermogenes Silva

Orientadora: Maria Alice Ferruccio da Rocha

Conhecimentos utilizados nesse projeto

  • Pesquisa de Mercado

Fez uma pesquisa buscando conhecer mais a respeito dos interesses dos alunos da UFRJ, para que pudesse entender melhor esse público-alvo e decidisse quais estratégias tomar.

  • Estudo de Mercado

Estudou a fundo o mercado de associações acadêmicas, procurando informações sobre alunos e ex-alunos. Analisou-se todas as informações obtidas e foi feito um relatório.

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.