Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Estudo de Mercado Motocicleta

Estudo de Mercado

O Sr. Alberto é um empreendedor que desejava avaliar a viabilidade e a aceitação de seu produto no mercado, uma peça inovadora para motocicletas, e identificar os concorrentes de seu negócio. O objetivo desse projeto foi entender melhor o mercado de travas de capacete para motocicletas assim como os seus clientes, pois o Sr. Alberto tinha em mente lançar um novo produto no mercado em questão. Esse projeto de Estudo de Mercado, portanto, consistia basicamente de um Estudo de Concorrentes e uma Pesquisa de Mercado.

Para isso, a Fluxo buscou primeiramente analisar seus concorrentes mapeando seus pontos fortes e fracos. Além dessa análise mais específica de concorrentes, buscou-se entender melhor o comportamento do mercado de motocicletas.

Além disso, foi elaborada uma pesquisa de mercado para entender melhor seus clientes e buscar a validação do produto que o Sr. Alberto tinha em mente. Para isso, a Fluxo elaborou uma pesquisa que possibilitou diversos cruzamentos de respostas, onde cada cruzamento retornava diferentes tipos de informação, como por exemplo o público alvo e sua localidade.

O maior desafio desse projeto de estudo de mercado foi garantir a imparcialidade das respostas dos usuários de motocicletas para a Pesquisa de Mercado pois elas deveriam englobar opiniões de diferentes usuários de motocicletas, desde aqueles que usam motocicletas para lazer até aqueles que utilizavam para o trabalho, homens e mulheres.

Como resultado, a Fluxo elaborou um relatório com todas as análises citadas, em conjunto com uma matriz de oportunidades, apresentando as diferentes maneiras de inserção no mercado e suas respectivas características. Assim, possibilitamos que o cliente tomasse a decisão de menor risco e maior retorno possível para a viabilidade de seu negócio.

Gerente: Gabriel Moreira

Orientador: Rodrigo Lang – Sócio Diretor do IEG

Cliente: Alberto

Conhecimentos utilizados nesse projeto

  • Pesquisa de Mercado

Possibilitando um conhecimento maior do mercado usuários de motocicletas

  • Estudo de Concorrentes

Permitindo conhecer quais os pontos fortes e fracos da ideia.

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.