skip to Main Content
Estudo De Viabilidade Caldo De Cana

Como o cliente chegou na Fluxo

O senhor Ricardo, um inventor, procurou a Fluxo com o intuito de desenvolver um caldo de cana de dois tipos: um Light (redução de açúcar) e outro Diet (ausente de açúcar). Isso porque sua mãe é diabética mas ama caldo de cana. Assim, visava desenvolver um produto que pudesse ser ingerido por diabéticos.

port cana

 

Desafios

Inicialmente, o cliente Ricardo contratou a Fluxo para realizar o Estudo de Viabilidade para suas bebidas. Assim, de imediato, o desafio detectado pela equipe foi de que o caldo de cana por ser um produto à base da cana de açúcar precisaria ser minuciosamente estudado, uma vez que é justamente o açúcar (sacarose) que faz mal aos diabéticos. 

Além disso, o cliente queria que a formulação desenvolvida tivesse um tempo de prateleira de 3 meses. Logo, associado ao Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, seria requerido um Estudo de Aditivos.

 

Resultados

Primeiramente, durante o Estudo de Viabilidade, uma análise detalhada de todos os componentes sugeridos e do processamento indicado ao produto foram feitos. Assim, ao final deste estudo teórico, a equipe já tinha em mãos as formulações indicadas ao cliente.

Desse modo, com o intuito de dar continuidade ao projeto, o cliente Ricardo fechou com a Fluxo a segunda parte do seu projeto: o Desenvolvimento da Fórmula.

Nesta nova etapa, a equipe foi ao laboratório de alimentos da Escola de Química para poder testar as faixas teóricas da formulação e assegurar que o sabor seria preservado. 

O mais importante, além de viabilizar o produto tecnicamente, era garantir que o cliente aprovasse o sabor do produto final. Por isso, à medida em que foi desenvolvida a formulação, a equipe se reunia com o cliente para que ele pudesse provar os sabores e dizer se os mesmos estavam dentro do esperado. Na foto, podem ser vistas as diversas formulações levadas ao cliente para prova dos sabores.

eqp cana

Desse modo, após a finalização do estudo teórico e do subsequente Desenvolvimento de Fórmula, o cliente Ricardo muito satisfeito com os resultados obtidos com a sua bebida, optou por dar continuidade ao seu projeto conosco mas, desta vez com o intuito de avaliar a Conservação de seu produto.  Assim sendo, foi feito um Estudo de Embalagens para o cliente, visando avaliar a embalagem mais versátil e com melhor custo benefício. Ademais, neste novo estudo, foram contratos os testes de prateleira que foram realizados pelo laboratório especializado. Atualmente, os testes de prateleira já apontam que os caldos de cana duram mais que 45 dias.

Na foto a seguir, pode-se ver a equipe do projeto, a professora orientadora (professora Ana Lúcia Vendramini) e os membros da coordenação de alimentos da Fluxo trabalhando em conjunto para produzir as amostras.

eqp prof cana

Gerente: Larissa Rodrigues, Fernanda Azevedo, Felipe Dresch e Nina Nóbrega

Consultores: Bernardo Sartori e Giovana Albuquerque

Cliente: Ricardo Rodrigues Rocha

Identificou-se com esse projeto? Quer saber mais sobre como fazer o Estudo de Viabilidade do seu produto?

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *