Entendendo a dor do cliente
A Economapas é uma empresa de software que comercializa um programa de geomarketing que ajuda empresas do Brasil todo a tomar decisões estratégicas através de análises geográficas e socioeconômicas.
A companhia possui um segmento de clientes que utiliza a ferramenta para fazer análises para outros negócios, possuindo uma demanda muito intensa e contínua do uso do software, que é uma parte central do serviço que oferecem. Pensando em uma forma de fazer o uso do Economapas mais proveitoso para esse público e para a própria empresa, o CEO e co-founder Gustavo Furtado buscou a Fluxo Consultoria para realizar um Estudo de Mercado com a criação de um modelo de parcerias e um plano de divulgação.
A solução
A primeira etapa do projeto foi fazer um benchmark para entender como funcionam os modelos de parceria de grandes softwares considerando os requisitos de entrada, os benefícios oferecidos, o tempo de permanência, entre outras características importantes.
Em seguida foi realizada uma pesquisa qualitativa que englobou mais de 40 empresas entre clientes da Economapas, clientes de softwares concorrentes e organizações que ainda não utilizam o Geomarketing, mas tem modelos de negócios propícios ao uso. Essa etapa buscou entender quais eram as reais necessidades que os usuários tinham para serem supridas pelo modelo e quais características o fariam mais interessante. Com todos esses insumos em mãos foi construído um robusto modelo de parcerias.
Para o plano de divulgação foi criado um roadmap de ações estratégicas a serem usadas pela empresa, cada uma devidamente acompanhada de metas e indicadores estratégicos para que se possa acompanhar a efetividade da ação. Além disso, foram entregues materiais de divulgação personalizados para cada um dos tipos de empresa que compõem seu público alvo, de grandes consultorias a empresas juniores, apresentando os pontos do modelo que se demonstraram mais interessantes a cada categoria.
Resultados
O projeto de criação dos planos de parceria para a Economapas envolveu uma série de conhecimentos em diferentes áreas de Marketing Digital, Customer Experience e Análise Comportamental do público-alvo. Ao fim do projeto, a Economapas tinha um modelo de parcerias bem estruturado que garantia toda segurança para a empresa e os melhores benefícios para si e para seus clientes. Além disso, um plano de divulgação destrinchado para ser posto em prática de forma fácil e independente pela empresa garantindo que o plano criado chegue a quem precisa.
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