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Ecomomapas

Entendendo a dor do cliente

A Economapas é uma empresa de software que comercializa um programa de geomarketing que ajuda empresas do Brasil todo a tomar decisões estratégicas através de análises geográficas e socioeconômicas.

A companhia possui um segmento de clientes que utiliza a ferramenta para fazer análises para outros negócios, possuindo uma demanda muito intensa e contínua do uso do software, que é uma parte central do serviço que oferecem. Pensando em uma forma de fazer o uso do Economapas mais proveitoso para esse público e para a própria empresa, o CEO e co-founder Gustavo Furtado buscou a Fluxo Consultoria para realizar um Estudo de Mercado com a criação de um modelo de parcerias e um plano de divulgação.

A solução

A primeira etapa do projeto foi fazer um benchmark para entender como funcionam os modelos de parceria de grandes softwares considerando os requisitos de entrada, os benefícios oferecidos, o tempo de permanência, entre outras características importantes. 

Em seguida foi realizada uma pesquisa qualitativa que englobou mais de 40 empresas entre clientes da Economapas, clientes de softwares concorrentes e organizações que ainda não utilizam o Geomarketing, mas tem modelos de negócios propícios ao uso. Essa etapa buscou entender quais eram as reais necessidades que os usuários tinham para serem supridas pelo modelo e quais características o fariam mais interessante. Com todos esses insumos em mãos foi construído um robusto modelo de parcerias.

Para o plano de divulgação foi criado um roadmap de ações estratégicas a serem usadas pela empresa, cada uma devidamente acompanhada de metas e indicadores estratégicos para que se possa acompanhar a efetividade da ação. Além disso, foram entregues materiais de divulgação personalizados para cada um dos tipos de empresa que compõem seu público alvo, de grandes consultorias a empresas juniores, apresentando os pontos do modelo que se demonstraram mais interessantes a cada categoria.

Resultados

O projeto de criação dos planos de parceria para a Economapas envolveu uma série de conhecimentos em diferentes áreas de Marketing Digital, Customer Experience e Análise Comportamental do público-alvo.  Ao fim do projeto, a Economapas tinha um modelo de parcerias bem estruturado que garantia toda segurança para a empresa e os melhores benefícios para si e para seus clientes. Além disso, um plano de divulgação destrinchado para ser posto em prática de forma fácil e independente pela empresa garantindo que o plano criado chegue a quem precisa.

Gerente: João Gabriel Furtado

Consultores: Alícia Mettrau Vargas e Matheus Guedes Morais

Cliente: Gustavo Furtado

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Mapa de Empatia

Método dinâmico de compreensão do comportamento do consumidor, propondo uma verdadeira imersão no estilo de vida do cliente para entender suas principais dores, necessidades e atitudes.

Elaboração da Pesquisa de Mercado Qualitativa

Nessa etapa, baseando-se no livro “The Mom Test”, de Rob Fitzpatrick, a equipe propôs a criação do formulário a partir de hipóteses e perguntas, visando a obtenção do máximo de informações e insights relevantes para o negócio.

Plano Estratégico

Implementação das principais propostas foi marcado pela utilização de um RoadMap: ferramenta de gestão voltada para melhor visualização do futuro traçado para a empresa. Esse plano foi montado em alinhamento com as expectativas do CEO para, em seguida, ser apresentado para os demais membros da organização.

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