skip to Main Content
Estudo De Viabilidade E Desenvolvimento De Aplicativo PetBusca

As empreendedoras

Graziela, Regina e Sylvia são funcionárias de um Hospital particular no Rio de Janeiro. E no exercício de suas profissões é necessário bastante conhecimento técnico para lidar com os pacientes, mas também habilidades comportamentais, para que os mesmos pacientes se sintam acolhidos, atendidos e seguros, jamais esquecendo da forma com a qual foram tratados. 

Porém, na vida pessoal, a atenção e compromisso que possuem com seus pacientes passou a se manifestar de outra forma, no cuidado com os seus pets. E já no ano de 2018, essas 3 amigas, que se conheceram no ambiente de trabalho, pensaram em se aventurar em uma nova empreitada, que unisse um propósito que todas compartilhavam: facilitar o cuidado das pessoas com os seus animais de estimação.

Hoje, em uma realidade na qual mais de 5 bilhões de pessoas possuem algum tipo de aparelho celular, a melhor forma de colocar esse propósito em prática é por meio de um aplicativo. Porém, para encarar esse desafio de frente, era preciso bastante ajuda, não só para o desenvolvimento da aplicação, mas também para a construção sólida do modelo de negócios que seria necessário. Então, foi a partir desta necessidade que a Fluxo Consultoria e estas três empreendedoras se conheceram.

A jornada de ideação

Uma vez definido que iríamos atacar o mercado de pets, precisávamos saber exatamente como poderíamos fazer para realmente ajudar as pessoas. Então, iniciamos uma jornada de construção e validação de modelos de negócio, cujo objetivo era maximizar as chances de sucesso desta start-up que nascia.

Nesse sentido, trabalhamos, junto às clientes, em uma série de etapas necessárias à criação de um negócio, usando como referência um livro do professor do MIT Bill Aulet, chamado “Disciplined Entrepreneurship”.

projetoNo decorrer das etapas do projeto, possuíamos como meta responder às seguintes perguntas, que todo empreendedor precisa responder:

  • Quem é o seu cliente?
  • Como você pode atender o seu cliente?
  • Como o seu cliente adquire seu produto?
  • Como você faz dinheiro com seu produto?
  • Como você desenha e constrói seu produto?
  • Como você escala seu modelo de negócios?

E na busca por estas respostas, portanto, foi possível tornar a ideia inicial de start-up mais completa e assertiva para ter sucesso no mercado de pets.

 

Tirando as ideias do papel

Após a jornada de ideação do negócio, era preciso construir um produto, que além de agradar as clientes, também agradasse o público alvo definido por meio de pesquisas. Então, executamos a etapa de design, muito importante no desenvolvimento de qualquer aplicativo.

Dessa forma, as três clientes conseguiram visualizar como seria o produto de maneira exata, construindo conosco um aplicativo animal: o PetBusca.

petbusca interface

O desenvolvimento do Petbusca

Finalizado o design e a ideação de todas as funcionalidades, partimos para a fase desenvolvimento do aplicativo, que possibilitou às clientes uma visão prática do que iria representar o produto do seu negócio.

Para que as expectativas fossem correspondentes à realidade, usamos o conceito de Minimum Viable Product (MVP), produzindo pequenas versões ao longo do desenvolvimento do aplicativo, para validações e testes rápidos, tanto de possíveis usuários quanto das clientes.

mvp

Durante o período de desenvolvimento utilizamos um framework de gerenciamento ágil, o Scrum, que é utilizado por mais de 70% das organizações que responderam o 13th Annual State Of Agile Report. O Scrum, de maneira resumida, permite maior adaptação na construção do produto, focando na máxima produção de valor para o cliente no decorrer das Sprints. 

Inclusive, fizemos algumas incrementações de novas funcionalidades ao longo do tempo de desenvolvimento, o que totalizaram 8 meses de projeto. Além disso, como uma forma de cortesia às clientes, a Fluxo Consultoria optou por desenvolver, de maneira paralela ao projeto, um Sistema Web, uma ferramenta de suporte ao aplicativo.

Esse sistema possui funcionalidades de gestão, para que seja possível regular as configurações dos anúncios do aplicativo PetBusca, averiguar as denúncias, bloquear usuários e editar os termos de uso e de privacidade. Ou seja, é uma maneira simples e eficaz de gerir o aplicativo, sem precisar de nenhum tipo de conhecimento sobre programação.

sistema web petbusca

Então, em março de 2020, conseguimos materializar o sonho da Graziela, da Regina e da Sylvia. Lançamos o PetBusca nas duas lojas de aplicativo mais conhecidas, a Google Play, para Android, e a App Store, para iOS.

play store petbuscalogo petbuscaapp store petbusca

Agora, depois de todos os resultados que a Fluxo construiu junto às clientes, também fomos requisitados por elas para alavancar o aplicativo por meio de um plano de marketing!

Gostou dos resultados que estas clientes obtiveram com sua ideia? Descubra como podemos fazer parte da sua história também!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *