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Entendendo a dor do cliente

O cliente, Seu Fagundes, recém aposentado, buscou a Fluxo Consultoria porque desde mais jovem possui o sonho de criar a própria marca. Ele encontrou a possibilidade de desenvolver conosco um guaraná natural, onde, a partir dos lucros obtidos desse empreendimento, ele pudesse custear ONGs que auxiliassem jovens ligados ao esporte, principalmente com o futebol, enxergando uma oportunidade de alterar realidades.

Assim sendo, ele entrou em contato e optou por nosso serviço de Estudo de Viabilidade e Desenvolvimento de Fórmula, uma vez que possuía uma ideia basal de como gostaria que sua bebida fosse. Nesse sentido, teríamos o desafio de desenvolver um guaraná natural que, à diferença dos que já existem no mercado, combinasse dois fatores: sabor e preço acessível.

Solucionando o problema

Inicialmente, a equipe do projeto levantou todas as possibilidades de ingredientes que poderiam ser utilizados e, somado a isso, procurou no mercado qual o diferencial que buscávamos na nossa bebida – uma vez que existem diversos tipos de guaranás naturais. Logo, ao final desta etapa definimos que era necessário desenvolver um refresco de guaraná e também um guaraná concentrado que utilizasse o mínimo de produtos sintéticos.

Em seguida, após realizarmos o mapeamento de fornecedores e o estudo de interações, foi possível definir uma série de formulações teóricas que posteriormente seriam testadas na prática. Nesse ponto, é interessante ressaltar que a equipe passou também pelo desafio de testar as interações dos componentes e garantir que não houvesse uma ação indesejada. Isso porque nosso cliente, além de aposentado, é representante da organização que auxilia na prevenção de doenças renais: o instituto IBRA-Renal.

Subsequente a etapa teórica, realizamos de forma remota os testes para podermos avaliar qual dos refrescos melhor atendia à demanda do cliente. Por isso, realizamos mais de 30 testes e, ao final, selecionamos os melhores 6 sabores tanto para refresco quanto para guaraná concentrado. Após essa seleção, enviamos a bebida ao cliente para que recebêssemos feedbacks sobre as amostras.

Resultados

Foi possível definir quais eram as formulações favoritas do cliente e a partir disso,  a equipe pôde realizar o processo de emissão da rotulagem nutricional das bebidas. Além disso, para garantir a implementação do sonho do cliente, pesquisamos o contato de possíveis produtoras de refrescos na cidade do Rio de Janeiro e, hoje, nosso cliente já está em processo de início de produção de seu produto.

Gerente: Nina Nóbrega

Consultores: Joyce Cheve, Bernardo Sartori e Ana Carla Feitosa

Cliente: Seu Fagundes

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Elaboração de bebidas na indústria

Para que o projeto fosse executado, deveria-se entender o processamento dos refrescos na indústria. Nesse sentido, uma gama de processos e fórmulas foram estudadas para que se pudesse compreender o detalhamento das etapas, ver quais eram necessárias ao cliente e como nosso produto se destacaria.

Testes Sensoriais

Com o intuito de garantir que o cliente pudesse – mesmo que à distância participar da elaboração da fórmula – uma série de amostras, tanto de refresco de guaraná quanto de guaraná concentrado, foram enviadas ao cliente para que pudesse nos enviar feedbacks. A partir dessa resposta, pequenos ajustes foram feitos para que chegássemos à formulação ideal.

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