Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Estudo de Viabilidade e Desenvolvimento de Fórmula Guarabol

Entendendo a dor do cliente

O cliente, Seu Fagundes, recém aposentado, buscou a Fluxo Consultoria porque desde mais jovem possui o sonho de criar a própria marca. Ele encontrou a possibilidade de desenvolver conosco um guaraná natural, onde, a partir dos lucros obtidos desse empreendimento, ele pudesse custear ONGs que auxiliassem jovens ligados ao esporte, principalmente com o futebol, enxergando uma oportunidade de alterar realidades.

Assim sendo, ele entrou em contato e optou por nosso serviço de Estudo de Viabilidade e Desenvolvimento de Fórmula, uma vez que possuía uma ideia basal de como gostaria que sua bebida fosse. Nesse sentido, teríamos o desafio de desenvolver um guaraná natural que, à diferença dos que já existem no mercado, combinasse dois fatores: sabor e preço acessível.

Solucionando o problema

Inicialmente, a equipe do projeto levantou todas as possibilidades de ingredientes que poderiam ser utilizados e, somado a isso, procurou no mercado qual o diferencial que buscávamos na nossa bebida – uma vez que existem diversos tipos de guaranás naturais. Logo, ao final desta etapa definimos que era necessário desenvolver um refresco de guaraná e também um guaraná concentrado que utilizasse o mínimo de produtos sintéticos.

Em seguida, após realizarmos o mapeamento de fornecedores e o estudo de interações, foi possível definir uma série de formulações teóricas que posteriormente seriam testadas na prática. Nesse ponto, é interessante ressaltar que a equipe passou também pelo desafio de testar as interações dos componentes e garantir que não houvesse uma ação indesejada. Isso porque nosso cliente, além de aposentado, é representante da organização que auxilia na prevenção de doenças renais: o instituto IBRA-Renal.

Subsequente a etapa teórica, realizamos de forma remota os testes para podermos avaliar qual dos refrescos melhor atendia à demanda do cliente. Por isso, realizamos mais de 30 testes e, ao final, selecionamos os melhores 6 sabores tanto para refresco quanto para guaraná concentrado. Após essa seleção, enviamos a bebida ao cliente para que recebêssemos feedbacks sobre as amostras.

Resultados

Foi possível definir quais eram as formulações favoritas do cliente e a partir disso,  a equipe pôde realizar o processo de emissão da rotulagem nutricional das bebidas. Além disso, para garantir a implementação do sonho do cliente, pesquisamos o contato de possíveis produtoras de refrescos na cidade do Rio de Janeiro e, hoje, nosso cliente já está em processo de início de produção de seu produto.

Gerente: Nina Nóbrega

Consultores: Joyce Cheve, Bernardo Sartori e Ana Carla Feitosa

Cliente: Seu Fagundes

Conhecimentos utilizados nesse projeto

  • Elaboração de bebidas na indústria

Para que o projeto fosse executado, deveria-se entender o processamento dos refrescos na indústria. Nesse sentido, uma gama de processos e fórmulas foram estudadas para que se pudesse compreender o detalhamento das etapas, ver quais eram necessárias ao cliente e como nosso produto se destacaria.

  • Testes Sensoriai

Com o intuito de garantir que o cliente pudesse – mesmo que à distância participar da elaboração da fórmula – uma série de amostras, tanto de refresco de guaraná quanto de guaraná concentrado, foram enviadas ao cliente para que pudesse nos enviar feedbacks. A partir dessa resposta, pequenos ajustes foram feitos para que chegássemos à formulação ideal.

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.