skip to Main Content

Entendendo a dor do cliente

João é um carioca apaixonado por café e que tinha o sonho de empreender. No entanto, sem muito conhecimento técnico sobre a criação de novos negócios, sentia que precisava de uma ajuda para conseguir tirar sua ideia do papel. Assim, buscou a Fluxo para estruturar seu e-commerce de cafés especiais.

Nossa equipe, então, montou uma proposta de escopo personalizada para atender suas necessidades, que incluíam: entender melhor o mercado, construir o site, criar a identidade da marca, estruturar os processos da empresa e, por fim, trazer uma visão tangível dos possíveis resultados financeiros que o negócio teria nos primeiros anos.

Solucionando o problema

A primeira etapa do projeto consistiu em construir uma pesquisa de mercado que abordava aspectos como hábitos de compra e precificação. Paralelamente a isso, foi feito um estudo de concorrentes para analisar como empresas similares estavam se posicionando no mercado. Com essas informações em mãos, foi possível, então, tomar diversas decisões estratégicas sobre o modelo de negócios da empresa.

Em seguida, foi elaborado o plano operacional da empresa onde foram estruturados os principais processos que fariam parte do dia a dia da empresa. Nessa etapa, foram definidos aspectos como a rotina de compra e recebimento de insumos, o processo de estoque, a operação de embalagem e a forma de expedição de produtos. Além disso, foram estudados fornecedores para as matérias-primas e maquinários.

A terceira etapa do projeto visou desenvolver a marca e a estratégia de marketing a ser seguida. Para isso, foi feita uma parceria com uma empresa para desenvolver a identidade visual da marca (logotipo, paleta de cores e tipografia), que é uma característica essencial para ter um negócio de sucesso. Além disso, foram criadas as redes sociais do negócio que já foram alimentadas com um conteúdo inicial. Por fim, os gestores foram capacitados a como utilizar as mídias pagas e manter as páginas atualizadas.

Após todas essas etapas iniciais, é o momento de construir o site em que o e-commerce irá funcionar e pô-lo no ar. Toda a estrutura do site e cadastro dos produtos foi feita pela equipe da Fluxo sob a ótica de feedbacks constantes do cliente para que ficasse da forma como imaginava. Ademais, com a identidade visual criada, foi possível criar o site com um aspecto profissional e uma estética marcante. Assim, nasceu o Clube Carioca de Café.

Por fim, foi estruturado o plano financeiro da empresa apresentando indicadores importantes, como tempo de payback, TIR, VPL, entre outros. Foram feitas projeções considerando três cenários (otimista, realista e pessimista) de forma a trazer uma visão completa dos retornos que poderiam ser esperados em diversas situações.

Resultados

Ao fim do projeto, nosso cliente tinha uma empresa com um modelo de negócios bem elaborado, uma identidade visual marcante, uma estratégia efetiva de marketing, um site bem construído, uma estrutura de processos e fornecedores definida e, por fim, uma visão detalhada do aspecto financeiro do negócio. Em suma, o resultado do projeto é a transformação da ideia do João em uma empresa que, hoje, funciona e atende pedidos no Rio de Janeiro.

Gerente: João Vitor Ribeiro Prado Costa

Consultores: Manuela da Silveira Barreto e Victor Hugo de Souza Couto

Cliente: João

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Plano Operacional

Estudo da infraestrutura e mão de obra necessária, levando em consideração todo o processo produtivo primário.

Plano Financeiro

Determinação das despesas fixas e variáveis, estimativa das necessidades de capital de giro, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e demonstrativos de resultados.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *