skip to Main Content
Polímero

Entendendo a dor do cliente

O Sr. Paulo possui uma empresa de soluções agronômicas, onde ele busca por meio da tecnologia saídas para os problemas nas lavouras do estado de Goiás. Assim, pensando em integrar mais uma solução ao seu portfólio, procurou a Fluxo Consultoria para estudar a viabilidade de um Polímero Superabsorvente com o diferencial de ser biodegradável, para assim, se destacar no mercado e aliar ao seu produto à sustentabilidade.

Solucionando o problema

Começou-se o processo de Estudo de Viabilidade sabendo da complexidade que estaria envolvida no projeto, e isto foi de absoluta importância para que a equipe pudesse firmar conhecimentos de maneira sólida desde os primeiros passos. O grande desafio técnico, no entanto, encontrado no percurso do projeto foi conciliar a capacidade de absorção dos polímeros com a biodegradabilidade almejada. O início de sua degradação não podia ser breve demais, pois isso iria prejudicar a quantidade de água que seria retida no solo.

unnamed

Figura 1: Hidrogel seco e inchado pós absorção

Assim, a equipe de projetos procurou constituir algumas frentes de pesquisa, concluindo a primeira macro etapa com 4 possibilidades de produtos. A segunda macro-etapa buscou fazer um afunilamento dentre essas 4 possibilidades, o que resultou em 1 possibilidade mais viável. A terceira e última macro-etapa foi de destrinchamento dessa possibilidade, tendo sido levantados aspectos legais como patentes, registros e legislações, bem como aspectos financeiros para produção de MVP, do inglês para Produto Mínimo Viável, desse produto que certamente carrega em si grande teor de inovação para o mercado agro, setor este que em 2019 compôs mais de 20% do PIB brasileiro.

Resultados

Ao fim do estudo, foi possível compreender a composição, as categorias bases e as funcionalidades dos polímeros superabsorventes. Além disso, foram investigados os possíveis processos de produção existentes atualmente no mercado para conciliar da melhor maneira funcionalidade e viabilidade financeira. 

Ademais, foram analisadas as potenciais composições para os polímeros de forma que atendessem as demandas como alta capacidade de retenção de água e  biodegradabilidade. A opção mais viável demonstrou-se bastante eficiente, podendo absorver até 800mL de água para grama de polímero. 

Gerente: Luís Felipe Mesquita

Consultora: Luisa Quintanilha

Cliente: Sr.Paulo

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Polímeros e seus processos

Para conceber uma opção viável de polímero superabsorvente, foi necessário estudar essa área de conhecimento, identificando os polímeros, suas funções, polimerização, escolha de matéria-prima, elaboração de crosslinks. Além disso, seus processos de fabricação e suas rotas mais usuais foram levantadas.

Aplicações na agricultura

Além do levantamento técnico, as aplicações vigentes encontradas hoje em dia na agricultura foram fundamental para que o projeto tivesse a aplicabilidade e a eficiência como seu norte. Esse tipo de aplicação já é feita em alguns casos pontuais tanto no Brasil, como internacionalmente. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *