O complexo Ilha Pura é o primeiro bairro sustentável da América Latina e recebeu 18.000 atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o maior evento de esportes do mundo. A obra do empreendimento recebeu certificações sustentáveis e para isso várias soluções inovadoras foram idealizadas.

Para o projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, ao contrário do habitual, as caixas d’água dos edifícios ficavam embaixo e dessa forma, a estrutura do edifício não precisa ser dimensionada para suportar uma caixa d’água, diminuindo a quantidade de materiais com estrutura. Além disso, a água não precisa ser bombeada até o topo e depois distribuída, ela é bombeada diretamente para os diferentes níveis. E por consequência, o processo de bombeamento da água gasta menos energia e o empreendimento torna-se mais sustentável.
Porém, o projeto de instalações do empreendimento foi feito por uma empresa estrangeira e, durante a execução da obra, percebeu-se que ele não foi realizado de forma adequada e estava incompleto para ser utilizado na construção.
Para resolver esse problema e garantir a execução adequada das obras, o Consórcio Ilha Pura, que tem a Odebrecht como uma das empresas participantes, procurou a Fluxo para conferir e atualizar as Instalações Hidráulicas e Sanitárias de 4 edifícios, localizados no condomínio 3 da Vila dos Atletas.
Com uma equipe formada por alunos de Engenharia da Politécnica da UFRJ e orientação de um profissional com vivência de mercado, a Fluxo assumiu o desafio de encontrar todos os erros de compatibilidade do projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias e propor as soluções necessárias para consolidar o projeto. Fornecendo, dessa forma, um relatório autodidático com todos os problemas somados às respectivas propostas de solução, além de elaborar um novo projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias revisado, com a implementação das soluções propostas em relatório e aprovadas pelo cliente.
Por fim, garantiu-se a execução de uma parte de um complexo formado por 31 edifícios de 17 pavimentos com total infraestrutura, distribuídos por 7 condomínios independentes.
Gerente: Marcelo Pereira Benvenuti Junior