skip to Main Content
Instituto Nacional De Cardiologia: Otimização De Processos

A missão

O Instituto Nacional de Cardiologia, localizado no bairro das Laranjeiras, é referência no tratamento de doenças de alta complexidade. Dentro do hospital há um laboratório de patologias, responsável por realizar exames tanto de pacientes ambulatoriais como de pacientes internos e externos. 

Este laboratório, por sua vez, contava com uma operação não padronizada e pouco otimizada, corroborando para a existência de grandes filas de espera para a realização de exames ambulatoriais. Além disso, os equipamentos laboratoriais presentes dentro dele eram adquiridos a partir de uma modalidade de contrato que necessita de renovação anual corroborando para o aumento da burocracia e da complexidade na logística. 

Desse modo, os administradores do hospital procuraram a Fluxo Consultoria em busca de entender onde se encontram os gargalos dentro dos processos que envolvem o laboratório. Além disso, tinham a necessidade de analisar outras modalidades de contrato de equipamentos laboratoriais passíveis de substituírem o antigo.

Instituto Nacional de CardiologiaCumprindo com o objetivo

A Fluxo realizou um Mapeamento e Otimização de Processos dentro do laboratório de patologias, no qual a equipe do projeto realizou uma imersão dentro do hospital, e procurou entender toda a jornada do paciente desde o momento em que ele chega ao hospital para realizar um exame. Após isso, a equipe imergiu dentro do laboratório em questão, onde foi possível analisar o processo de realização de exames e liberação de resultados dentro das 6 áreas que compõem o laboratório.

Desse modo, realizou-se um mapeamento dos processos que envolvem o laboratório, e posteriormente estes foram modelados em um software apropriado. A partir disso, foi a vez de analisar os processos de maneira aprofundada, com o intuito de encontrar os principais problemas responsáveis por limitar a capacidade produtiva do laboratório. Para encontrá-los, foram realizadas uma ARA (Árvore de Realidade Atual) a fim de encontrar as causas-raízes dos efeitos indesejáveis dentro do processos, assim como uma Matriz GUT para priorizar os problemas encontradas. Posteriormente foi a vez da equipe do projeto propor e apresentar alternativas de solução para estes problemas às partes do hospital envolvidas dentro do projeto.

Por fim, o foco virou-se para análise das modalidades de contrato dos equipamentos laboratoriais, em que foi realizada uma análise comparativa da modalidade vigente em comparação com outras 3 modalidades. Foram apresentados análises qualitativas e quantitativas para cada uma das vertentes, apresentando como insumos finais as principais vantagens e desvantagens da implantação de cada modalidade em substituição ao comodato.

O resultado

Como insumos principais, o projeto trouxe a identificação dos principais problemas envolvendo os processos dentro do laboratório assim como a elaboração de alternativas de solução para os problemas encontrados. Além disso, foi possível embasar com coerência os ganhos obtidos com a substituição da modalidade vigente por outra modalidade analisada, corroborando para uma futura mudança na forma contratual como são adquiridos os equipamentos laboratoriais.

Os resultados do projeto superaram tanto as expectativas dos administradores, médicos e técnicos do hospital, que contrataram a Fluxo novamente para realizar outro projeto. Desta vez com foco na análise aprofundada do problema raiz encontrado dentro dos processos que envolvem o laboratório de patologias, responsável por gerar 70% dos efeitos indesejáveis presentes dentro dos processos.

Descubra como podemos ajudar a sua empresa a mapear e otimizar seus processos!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *