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Lojas Americanas: Otimização De Processos

A missão 

As Lojas Americanas S.A. é uma empresa brasileira do segmento de varejo fundada em 1929 na cidade de Niterói, é referência no mercado atualmente por ser uma das maiores varejistas do país, contando com mais de 1300 estabelecimentos e  um catálogo que pode chegar até 60 mil itens. Em 2018, iniciaram um novo conceito de loja chamado Lojas Americanas Local que propõe ser uma loja que facilite o dia a dia do consumidor, com enorme variedade de produtos. 

Eles possuem um modelo de loja com alta variedade de produtos e para isso, novos produtos chegam todos os dias. Por ser um conceito novo, ainda existiam muitas discordâncias no processo de operação das lojas. Seus funcionários perdiam muito tempo durante as atividades, pois não sabiam como priorizá-las e também não havia um padrão nesta execução. 

Dessa forma, a equipe representante das Lojas Americanas procurou a Fluxo Consultoria para melhorar, com atividades imersivas nas lojas, este processo de levar novos produtos para as lojas. Para isso, foi escolhido realizar o mapeamento de diversas unidades do segmento Lojas Americanas Local e em seguida, otimizá-los.

Cumprindo com o objetivo

A Fluxo aceitou a missão e realizou um Mapeamento e Otimização de Processos para o segmento das Lojas Americanas Local. Foram realizadas visitas imersivas em 5 lojas distribuídas por todo o Rio de Janeiro,  para entender como funcionava todo o processo. A equipe do projeto observou tal processo em diferentes turnos, com diferentes funcionários e nas diferentes lojas. Em seguida, foram aplicadas entrevistas para entender a perspectiva destes funcionários, que era um ponto essencial. 

Ao final desta fase, a equipe moldou o processo em um software específico e utilizou ferramentas de priorização como a “Árvore de Realidade Atual” para entender quais eram os pontos passíveis de melhoria. Após isso, elaborou um novo processo com atividades padrão, em que as possibilidades de falha seriam minimizadas por parte dos colaboradores. 

Para que o melhor resultado fosse obtido, a equipe realizou manuais para os colaboradores entenderem como as atividades deveriam ser realizadas. Além disso, foram montados vídeos profissionais de capacitação para os funcionários das Lojas Americanas Local. Ademais , os representantes das Lojas Americanas realizaram reuniões semanais de acompanhamento para que tudo saísse conforme esperado.

Lojas Americanas 

O Resultado

Depois de entregarmos todos os materiais didáticos, os gestores das Lojas Americanas finalmente tinham em mãos um material capaz de ser utilizado de maneira rápida e prática para capacitar os funcionários das lojas e aumentar o nível de serviço ofertado nas centenas de lojas da empresa. Com a aplicação do projeto, o processo ocorrerá de forma mais rápida e diminuirá o número de perdas de produtos nas lojas.

Como feedback do projeto, os representantes da empresa disseram:

 A equipe representou muito bem a Fluxo e fez um trabalho imersivo incrível, até mais do que a expectativa inicial

Quer um projeto parecido com a que realizamos para uma das maiores empresas de varejo do Brasil?

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