Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Manual de Boas Práticas de Fabricação Cachaçaria

Personalizando os procedimentos e evitando multas

O cliente Yansel é dono há 14 anos de uma cafeteria/cachaçaria familiar no centro do Rio. O cliente possuía um Manual de Boas Práticas de Fabricação, entretanto, este não se encontrava atualizado e não refletia a realidade do estabelecimento.

Nesse sentido, Yansel procurou a Fluxo para a elaboração de um novo Manual BPF que, além de atender a  legislação, o auxiliasse na adequação e no controle dos procedimentos realizados no empreendimento e no treinamento de seus funcionários.

Sendo assim, os gerente e consultora designadas para o projeto visitaram a cachaçaria para observar os processos rotineiros, indicando de acordo com as resoluções da ANVISA em que pontos deveriam ser feitas intervenções em nome da manutenção das Boas Práticas de fabricação e manipulação de alimentos exigidas pela vigilância sanitária. Em seguida, puderam elaborar novos POPs – Procedimentos Operacionais Padrão e ITs – Instruções de Trabalho para o manual desenvolvido.

Ao final do projeto, o cliente recebeu também recomendações sobre como solucionar algumas questões que ele mesmo havia reconhecido ao longo do tempo como pontos de possíveis melhorias.

Gerente do projeto: Ana Carolina Thompson

Orientadora: Ana Lúcia do Amaral Vendramini

Conhecimentos utilizados no Manual BPF Cachaçaria

  • Elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POPs)

Estabelecer as diretrizes de todas as atividades do estabelecimento e suas frequências de execução em relação aos procedimentos do restaurante e dos funcionários, respeitando a legislação vigente.

  • Elaboração de Manual BPF

Uso das informações obtidas para a confecção de um documento que registre todos os processos e métodos definidos para o estabelecimento.

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.