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A Istel Sistemas é uma empresa de TI com foco em prestação de serviços para melhorar redes de informação. Com quase 30 anos de mercado e 5 áreas de atuação, a Istel atende importantes companhias dos setores público e privado, além de pessoas físicas, e abrange todo o território brasileiro.

Tendo em vista a grande complexidade dos serviços oferecidos, observou-se uma defasagem na documentação dos processos internos. Essa defasagem, aliada a uma redução no quadro de funcionários, acarretou em processos obsoletos que não mais representavam o cenário atual da empresa, impedindo uma gestão do conhecimento eficaz.

Com isso, a empresa procurou a Fluxo Consultoria para realizar o Mapeamento de Processos de todos os serviços, com o objetivo de permitir a atualização dos processos e otimizar a execução de atividades dos funcionários.

A execução

Na primeira fase do projeto, as entrevistas com os funcionários, identificou-se certos processos não muito bem estruturados. Funções de “quebra-galho” dificultaram o mapeamento de alguns setores da empresa. Foi necessário estabelecer quais destas atividades eram mais relevantes, a fim de estabelecer uma organização como parâmetro para a gestão dos setores. Além disso, a explicação de certos processos pelos responsáveis de uma área não condizia com a execução dos mesmos, exigindo que se estudasse cada um mais a fundo sob diversas perspectivas.

Em seguida, foi necessário modelar cada processo, representando graficamente as atividades que os compõem de forma lógica e ordenada, indicando seus responsáveis e as inter-relações entre cada atividade.

Com os fluxos devidamente modelados, foram identificados os fatores de restrição de desempenho e oportunidades de melhora. Em cima destas conclusões, reestruturou-se os processos de forma a sanar os problemas encontrados e otimizando recursos humanos e produtivos.

Para acompanhamento contínuo das melhorias estabelecidas, foram fornecidos indicadores de controle de desempenho, que traduzem números em resultados. Dessa forma, o cliente pode analisar o andamento dos processos ao longo do tempo e traçar novos planos de ação para permanecer, constantemente, aprimorando seus processos.

Os resultados

Foi entregue ao cliente um relatório completo contendo uma análise crítica detalhada dos processos, propostas de soluções para os problemas identificados, o planejamento estratégico e também o treinamento dos funcionários necessário para adaptá-los aos novos processos. Além disso, foi construída sua cadeia de valor, que representa o conjunto de atividades desempenhadas que agregam valor ao consumidor final e proporcionam vantagem competitiva no contexto do setor em que ela está inserida.

Como resultado pela eficiência do Mapeamento de Processos Istel, o cliente teve uma recuperação de 30% em seu custo afundado. Conseguindo assim, uma maior qualidade nos serviços prestados, resultando em um controle efetivo sobre os processos realizados, uma gestão do conhecimento eficiente e uma melhor comunicação entre as áreas da empresa.

Se você deseja, assim como a Istel conhecer os benefícios que um Mapeamento de Processos pode fazer por você e pela sua empresa, peça um orçamento gratuito e fale com um dos nossos consultores.

Gerente do Projeto: Luís Felipe

Orientadora do Projeto: Carolina Thomé de Abrantes

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Modelagem de processos

Foram representadas, através de fluxogramas, todas as atividades que compõem cada processo da empresa, possibilitando uma melhor análise do sistema.

Análise Crítica dos Processos

A partir dos processos modelados, identificamos as atividades críticas e as oportunidades de otimização.