Entendendo a dor do cliente
A Sociedade de Debates UFRJ, também conhecida como SD UFRJ, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a qual se baseia no desenvolvimento das habilidades de oratória e estratégias argumentativas de seus membros, através da prática e participação em debates. A iniciativa buscava desenvolver uma maneira de arrecadar fundos para financiar a viagem de membros que não podiam arcar com custos de locomoção para debates interestaduais.
A partir disso, a presidência da Sociedade de Debates UFRJ, junto aos membros da iniciativa, chegou à conclusão de que oferecer cursos pagos pautados em oratória seria a melhor forma de alcançar o resultado desejado. Entretanto, a tarefa de estruturar um curso não é trivial e os membros se viram diante de três grandes obstáculos: Como definir qual é o melhor público-alvo, como estruturar o preço do produto oferecido e quais as melhores formas de divulgar seus cursos.
Solucionando o problema
Diante da situação exposta, a Fluxo Consultoria foi procurada para resolver essa dor. De início, o primeiro passo do projeto foi definir qual seria o Modelo de Negócios adotado para descrever o produto. Para isso, foi feita a estruturação de um Business Model Canvas (BMC), deliberando quais seriam as principais características do negócio.
Após isso, o segundo grande desafio do projeto foi definir qual seria o melhor público alvo a ser atingido, assim como quais seriam suas preferências quanto a estrutura geral do curso. Para superar esse obstáculo, realizou-se uma formulação e análise de hipóteses, e, posteriormente, uma estruturação de formulário, a fim de coletar respostas de estudantes de diferentes Campus e Universidades. Com a obtenção dos insumos da pesquisa, o próximo passo executado foi a validação das hipóteses previamente desenvolvidas.
Feita a validação de hipóteses, o consultor começou a trabalhar nas últimas etapas do projeto: A construção do produto e suas formas de divulgação. Primordialmente, o curso foi totalmente estruturado, definindo seu conteúdo, duração (em dias e horas), seu cronograma e qual modelo de curso seria mais atrativo para cada público alvo mapeado na pesquisa. Feito isso, como etapa final, foi definido por quais canais o produto seria divulgado, e quais formas de aproximação seriam mais efetivas considerando o público de interesse do curso.
Resultados
Por fim, a equipe de consultoria agrupou todos os dados produzidos e coletados em um Relatório Final, e o entregou para a Sociedade de Debates UFRJ. Após o constante contato para que o andamento e tomadas de decisões durante o projeto fossem o melhor possível, a SD UFRJ se mostrou muito satisfeita, se tornando promotora da Fluxo Consultoria.
O problema existente antes da realização do projeto foi resolvido e os membros da iniciativa agora almejavam a inicialização da montagem de turmas para a aplicação do curso desenvolvido.
This Post Has 0 Comments