Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Monetização SD UFRJ

Entendendo a dor do cliente

A Sociedade de Debates UFRJ, também conhecida como SD UFRJ, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a qual se baseia no desenvolvimento das habilidades de oratória e estratégias argumentativas de seus membros, através da prática e participação em debates. A iniciativa buscava desenvolver uma maneira de arrecadar fundos para financiar a viagem de membros que não podiam arcar com custos de locomoção para debates interestaduais. 

A partir disso, a presidência da Sociedade de Debates UFRJ, junto aos membros da  iniciativa, chegou à conclusão de que oferecer cursos pagos pautados em oratória seria a melhor forma de alcançar o resultado desejado. Entretanto, a tarefa de estruturar um curso não é trivial e os membros se viram diante de três grandes obstáculos: Como definir qual é o melhor público-alvo, como estruturar o preço do produto oferecido e quais as melhores  formas de divulgar seus cursos.

Solucionando o problema

Diante da situação exposta, a Fluxo Consultoria foi procurada para resolver essa dor. De início, o primeiro passo do projeto foi definir qual seria o Modelo de Negócios adotado para descrever o produto. Para isso, foi feita a estruturação de um Business Model Canvas (BMC), deliberando quais seriam as principais características do negócio.  

Após isso, o segundo grande desafio do projeto foi definir qual seria o melhor público alvo a ser atingido, assim como quais seriam suas preferências quanto a estrutura geral do curso. Para superar esse obstáculo, realizou-se uma formulação e análise de hipóteses,  e, posteriormente, uma estruturação de formulário, a fim de coletar respostas de estudantes de diferentes Campus e Universidades. Com a obtenção dos insumos da pesquisa,  o próximo passo executado foi a validação das hipóteses previamente desenvolvidas. 

Feita a validação de hipóteses, o consultor começou a trabalhar nas últimas etapas do projeto: A construção do produto e suas formas de divulgação.  Primordialmente, o curso foi totalmente estruturado, definindo seu conteúdo, duração (em  dias e horas), seu cronograma e qual modelo de curso seria mais atrativo para cada público alvo mapeado na pesquisa. Feito isso, como etapa final, foi definido por quais canais o produto  seria divulgado, e quais formas de aproximação seriam mais efetivas considerando o público de interesse do curso. 

Resultados

Por fim, a equipe de consultoria agrupou todos os dados produzidos e coletados em um Relatório Final, e o entregou para a Sociedade de Debates UFRJ. Após o constante contato para que o andamento e tomadas de decisões durante o projeto fossem o melhor  possível, a SD UFRJ se mostrou muito satisfeita, se tornando promotora da Fluxo Consultoria. 

O problema existente antes da realização do projeto foi resolvido e os membros da iniciativa agora almejavam a inicialização da montagem de turmas para a aplicação do curso desenvolvido.

 

Gerente: Arthur Otero Drummond

Consultor: Luís Henrique Soares de Oliveira e Silva

Cliente: Pedro Dray

Conhecimentos utilizados nesse projeto

  • Estratégias de Marketing

Foram desenvolvidas estratégias de captação de clientes e divulgação da marca, na qual foram adaptadas de forma a não exigir um investimento financeiro e ao mesmo tempo gerar resultado.

  • Business Model Canvas

A equipe do projetos realizou a montagem de um BMC, ferramenta que auxilia a destrinchar e tornar mais visual todos os aspectos que regem o negócio.

  • Construção de Produto

Foi necessário construir o que seria a principal fonte de receita da SD UFRJ, a partir dos cursos propostos. Durante a etapa de desenvolvimento, foram utilizadas metodologias como o caso de ciclo de uso completo, a fim de entender onde existia vazamento de valor e adaptar o produto em questão a estes fatores.

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.