Neutralização De Carbono XI Semana Fluxo

Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum, ouvir falar sobre a realização de eventos diferenciados, que estejam preocupados com a sustentabilidade, pois esta prática tem surgido como uma tendência, que vem crescendo mundialmente. Cada vez mais organizadores de eventos têm percebido que, tornar um evento sustentável, pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar no engajamento, tanto do seu público quanto dos patrocinadores.

Sendo assim, a equipe organizadora da XI Semana Fluxo de Engenharia, com o intuito de impactar seus participantes e contribuir com a preservação do meio ambiente, procurou a Fluxo Consultoria para tornar o evento sustentável. Esta semana é um evento anual que ocorre dentro da Escola Politécnica da UFRJ e tem como objetivo criar uma experiência única e agregadora para a formação de um engenheiro. Contando com a presença de palestrantes notáveis e mais de 2.000 congressistas, a semana teve como tema “Inspirando Pessoas, Impulsionando Mudanças”.

A Fluxo Consultoria foi responsável pelo acompanhamento do evento visando contabilizar as emissões de gases do efeito estufa a partir de 3 pilares: resíduos sólidos, energia e transporte. Para a neutralização destes gases, foi feito o plantio de mudas de árvores.

Projeto de Neutralização de Carbono em evento

Os desafios de um projeto de Neutralização de Carbono são vários, como de contabilizar todo o lixo produzido, sendo separados aqueles que possam ou não ser reciclados e as emissões produzidas durante o processamento desses (reciclagem ou compostagem), além de verificar todos os gastos de energia, considerando todos os equipamentos utilizados, realizando um acompanhamento logístico que considerou a rota dos participantes do evento e seus meios de transporte, tudo isso antes do fim do Semana Fluxo de Engenharia.

Tal atitude sustentável neutralizou 4,37814 toneladas de CO2 equivalente com o plantio de 32 mudas de novas árvores, além de proporcionar o reconhecimento por muitos participantes e patrocinadores, que consideraram a postura da equipe da XI Semana Fluxo bem altruísta e inspiradora, o que impactará em futuras edições com parcerias.

Por fim, tivermos o apoio de um projeto muito interessante do Parque Catalão, gerenciado pela Prefeitura Universitária, que nos forneceu todas as mudas necessárias ao plantio, além de nos oferecer transporte, suporte e uma visita guiada e acompanhada ao Parque para que pudéssemos plantar as mudas. Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre esse projeto que vem reconstruindo todo o ecossistema da ilha do Catalão, vale conferir o facebook do parque.

Gerente: Catarina Marinho Abreu

Orientador: Carolina Burle Schmidt Dubex

Cliente: XI Semana Fluxo de Engenharia

Entre em contato conosco

[/vc_row]

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Neutralização de Carbono

Quantificar o total de carbono emitido e a melhor forma de neutralizá-lo.

Se a Fluxo não tivesse aceito o desafio de fazer o desenvolvimento ágil, validando comigo a cada semana o progresso do projeto, não teríamos economizado tanto nem validado algumas premissas que são tão importantes para uma Startup.

Henrique

“Souberam traduzir a engenharia para um simples padeiro. Na situação atual de crise, o país precisa de mais gente como vocês, que levam engenharia a sério, trabalhando com preço acessível, vocês estão de parabéns!”

Fernando