Plano de Negócios Palha da Rapha
Problema do cliente
A Palha da Rapha é uma empresa carioca especializada em palhas italianas artesanais, que iniciou seus negócios em 2014, e hoje atende eventos corporativos, festas e casamentos. A cliente Raphaella, chegou na Fluxo com o intuito de realizar um estudo de localização, pois com o crescimento da demanda por suas palhas, era preciso um aumento em grande escala da produção, deixando de ser artesanal para uma linha de produção industrial, e para isso precisaria definir o local do estabelecimento de modo estratégico.
Solução Proposta
Porém, para fazer essa mudança na sua forma de produção, não era preciso simplesmente definir onde ela estabeleceria sua fábrica, mas também redefinir toda sua linha de produção, sendo necessário um Plano Operacional e um Plano Financeiro, para redefinir os processos e estimar os custos consequentes da mudança.
Com isso, a partir da definição da cadeia de valor, toda a infraestrutura necessária para o empreendimento foi mapeada, assim como, através de uma possível injeção de capital, viu-se que a cliente tinha potencial para absorver parte de seu segmento de mercado, ampliando seu market-share, portanto necessitando de uma maior produção, que foi atendida através de um estudo de movimentos e tempos, sendo assim feita a verificação do tempo necessário para a produção. Com esses insumos o processo produtivo foi remodelado (Fluxograma), dessa forma definindo a capacidade produtiva necessária para a transição.
Após isso, foi feito o Estudo de Localização que entregou três possíveis locais nos quais ela poderia estabelecer sua fábrica, juntamente com a carta de Inter-relações de atividades que norteou o Layout da fábrica de modo a otimizar a produção e evitar desperdícios de tempo, homem-hora e recursos.
Não obstante, também foi entregue um Plano financeiro com todo um estudo de custos que determinava qual seria o investimento necessário para o empreendimento. O estudo financeiro forneceu informações como o Capital de Giro necessário para manter a linha de produção industrial, a determinação das margens de lucro, realizando também as Projeções de Venda, o DRE e o Ponto de Equilíbrio do Negócio. Por fim, foram calculados o TIR, o VLP e o Payback, especificando em quanto tempo a cliente teria o retorno de todo o seu investimento em lucro para desenvolver cada vez mais seu negócio.
Resultados
Hoje, a cliente já possui seis filiais de sua marca espalhadas pelo Rio de Janeiro: três na Barra da Tijuca, uma em Jacarepaguá, uma em Vila Isabel e outra na Tijuca. Atendendo clientes cada vez maiores, distribuindo seu segmento de mercado e entregando seus serviços com maior facilidade, sem reduzir a qualidade do produto.