skip to Main Content
Plantas Para Regularização

Solução 

A dor do cliente 

Sr. Luiz Felipe e a Sra. Ana Maria fizeram algumas reformas na casa da família para tornar o imóvel ainda mais agradável para todos. Dessa forma, algumas modificações foram feitas em diversos ambientes, adicionando mais um pavimento, introduzindo uma garagem no térreo, modificando o banheiro da casa principal e, por fim, construindo uma edícula – pequena casa nos fundos do terreno. Entretanto, com todas essas modificações feitas, eles receberam uma notificação da prefeitura para que legalizassem a reforma o quanto antes. Nesse momento, a Fluxo Consultoria foi procurada para auxiliá-los nesse processo. 

Projeto  

Para auxiliar o Sr. Luiz Felipe e a Sra. Ana Maria a contornar esse problema foi feito um projeto de Plantas Arquitetônicas. O projeto foi baseado nas exigências da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) – órgão responsável pelas questões urbanísticas no Rio de Janeiro – e consiste, basicamente, nas plantas baixas, nos cortes longitudinais e transversais, nas fachadas e, por fim, na planta de situação daquela edificação. 

Primeiramente, a planta baixa permite a visualização superior do imóvel, contendo detalhes como a área de cada cômodo, as larguras das portas e janelas e também sua altura. Os cortes longitudinais e transversais, por sua vez, mostram mais alguns detalhes do imóvel, como as medidas do peitoril, altura de degraus e o pé direito dos cômodos. 

Além disso, as fachadas correspondem às vistas principais (frontal, posterior e lateral) da edificação, elaboradas com a finalidade de fornecer dados para a execução da obra, bem como antecipar a visualização externa. Por fim, a planta de situação abrange informações quanto a localização do terreno e suas características, ou seja, a taxa de ocupação, a taxa de permeabilidade e a área construída daquela edificação. 

Efeitos 

Com todas essas etapas feitas, o projeto para regularização foi devidamente assinado por um profissional da área para que nossos clientes conseguissem entrar com o processo de legalização da sua propriedade

Gerente: Lucas Amorim Pereira Gomes

Orientador: Isabeth da Silva Mello

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Desenho Computacional AutoCad

Todos os desenhos do projeto foram realizados utilizando o software AutoCad.

Projeto Arquitetônico

As Plantas Arquitetônicas para Regularização de imóveis foram realizadas tendo como base a construção do imóvel.

Considero a realização do projeto muito satisfatória, porque a otimização realizada nos deu a chance de ter uma visão mais ampla e sistêmica dos processos críticos para o bom funcionamento do Descomplica. Com base nessas informações, de que antes não dispúnhamos, passamos a estar mais preparados para possíveis falhas ou rupturas na cadeia, tornando-nos muito mais eficientes.

Tudo o que a PetroRio esperava juntamente do projeto social “Eu vejo um jardim” era viabilizar a permanência do cultivo. E desde o primeiro contato, apresentação, reunião, planejamento, entrega, custo, foi tudo muito excelente. A PetroRio gostou muito da atenção e do profissionalismo da Fluxo. E estão muito satisfeitos com o trabalho realizado.

Se a Fluxo não tivesse aceito o desafio de fazer o desenvolvimento ágil, validando comigo a cada semana o progresso do projeto, não teríamos economizado tanto nem validado algumas premissas que são tão importantes para uma Startup.

Henrique