Pmoc Ice

Entendendo a dor do cliente

A circulação efetiva de ar em ambientes fechados é uma importante ferramenta para evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias. Além de assegurar a saúde das pessoas que frequentam aquele espaço, a legislação brasileira exige o Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) voltado para os aparelhos de refrigeração para locais públicos e coletivos, segundo a Lei Nº 13.589, de 4 de janeiro de 2018.

Em vista disso, o Instituto Carioca de Educação, localizado no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, buscou a Fluxo Consultoria para garantir que haja um plano de manutenção adequado para seus aparelhos, visando a segurança do retorno às aulas no Instituto.

Entregando a Solução

O projeto consistiu no mapeamento do estado atual dos equipamentos, que inclui diferentes modelos de ar condicionado e unidades condensadoras, verificando se há qualquer irregularidade como vazamentos, barulhos diferentes do habitual ou obstruções na ventilação. Posteriormente, foi elaborado um relatório com a indicação de manutenção dos componentes, bem como da periodicidade de cada reparo.

Além disso, um Engenheiro Mecânico credenciado e experiente na área de Refrigeração acompanhou o projeto e, ao final da sua execução, forneceu a Assinatura de Responsabilidade Técnica (ART), que permite a regularização do estabelecimento junto à Prefeitura local.

Assim, a Fluxo Consultoria estabelece o compromisso de entregar o melhor resultado possível aos nossos clientes. Para esse projeto, foi garantido também o acompanhamento de um ano após sua entrega e um memorial de cálculo como entregável extra.

Gerente: Marlon Ferreira

Consultoras: Ariel Lima e Gabriela Torres

Clientes: Mariusa Alencar e Paulo David

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Cálculos no software HAP (Hourly Analysis Program)

Para o memorial de cálculo, foi utilizado o software HAP, que considera diversos fatores (localização do ambiente, tipo de parede, entre outros) para obter uma carga térmica precisa.

Identificação de aparelhos através da TAG

A TAG é uma etiqueta que contém um número que identifica cada aparelho em um estabelecimento. Nesse projeto, geramos e adicionamos as TAGs para todos os equipamentos.

Medição da metragem de diferentes ambientes

Para confirmar as dimensões das salas, a fim de efetuar eventuais correções nas plantas e garantir a precisão do cálculo de carga térmica, fizemos uso de uma trena digital a laser.

Desenho e uso de plantas no software AutoCad

Foi utilizado o software AutoCad para desenhar as as built, que são basicamente plantas que apresentam as instalações de um sistema, nesse caso, o sistema de climatização.

Identificação e avaliação dos componentes de um ar condicionado e de sistemas de exaustão e ventilação

Para a correta execução do PMOC, analisar o aparelho superficialmente não é o suficiente. Sabendo disso, examinamos diversos elementos e peças constituintes dos equipamentos, a fim de identificar problemas que possam passar despercebidos, propondo, assim, melhorias mais assertivas.