Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Close this search box.

PMOC Instituto Carioca de Educação

pmoc ice

Entendendo a dor do cliente

A circulação efetiva de ar em ambientes fechados é uma importante ferramenta para evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias. Além de assegurar a saúde das pessoas que frequentam aquele espaço, a legislação brasileira exige o Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) voltado para os aparelhos de refrigeração para locais públicos e coletivos, segundo a Lei Nº 13.589, de 4 de janeiro de 2018.

Em vista disso, o Instituto Carioca de Educação, localizado no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, buscou a Fluxo Consultoria para garantir que haja um plano de manutenção adequado para seus aparelhos, visando a segurança do retorno às aulas no Instituto.

Entregando a Solução

O projeto consistiu no mapeamento do estado atual dos equipamentos, que inclui diferentes modelos de ar condicionado e unidades condensadoras, verificando se há qualquer irregularidade como vazamentos, barulhos diferentes do habitual ou obstruções na ventilação. Posteriormente, foi elaborado um relatório com a indicação de manutenção dos componentes, bem como da periodicidade de cada reparo.

Além disso, um Engenheiro Mecânico credenciado e experiente na área de Refrigeração acompanhou o projeto e, ao final da sua execução, forneceu a Assinatura de Responsabilidade Técnica (ART), que permite a regularização do estabelecimento junto à Prefeitura local.

Assim, a Fluxo Consultoria estabelece o compromisso de entregar o melhor resultado possível aos nossos clientes. Para esse projeto, foi garantido também o acompanhamento de um ano após sua entrega e um memorial de cálculo como entregável extra.

Gerente: Marlon Ferreira

Consultoras: Ariel Lima e Gabriela Torres

Clientes: Mariusa Alencar e Paulo David

Conhecimentos utilizados nesse projeto:

• Cálculos no software HAP (Hourly Analysis Program)

Para o memorial de cálculo, foi utilizado o software HAP, que considera diversos fatores (localização do ambiente, tipo de parede, entre outros) para obter uma carga térmica precisa.

• Identificação de aparelhos através da TAG

A TAG é uma etiqueta que contém um número que identifica cada aparelho em um estabelecimento. Nesse projeto, geramos e adicionamos as TAGs para todos os equipamentos.

• Medição da metragem de diferentes ambientes

Para confirmar as dimensões das salas, a fim de efetuar eventuais correções nas plantas e garantir a precisão do cálculo de carga térmica, fizemos uso de uma trena digital a laser.

• Desenho e uso de plantas no software AutoCad

Foi utilizado o software AutoCad para desenhar as as built, que são basicamente plantas que apresentam as instalações de um sistema, nesse caso, o sistema de climatização.

• Identificação e avaliação dos componentes de um ar condicionado e de sistemas de exaustão e ventilação

Para a correta execução do PMOC, analisar o aparelho superficialmente não é o suficiente. Sabendo disso, examinamos diversos elementos e peças constituintes dos equipamentos, a fim de identificar problemas que possam passar despercebidos, propondo, assim, melhorias mais assertivas.

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.