Sobre os clientes
Armando e Mauro são CEO’s da 2A Hospitalar, empresa especializada em comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios, cujo objetivo era a realização de uma Engenharia Reversa de um Elevador de pacientes.
O Desafio
Por estarem nesse meio, perceberam uma oportunidade de otimizar o transporte de pacientes dos leitos hospitalares para outros ambientes, inclusive locais para banho. Diante de tal cenário, Armando e Mauro buscaram desenvolver um equipamento inovador no mercado, que executasse as tarefas descritas anteriormente, ao passo que diminuísse o esforço físico requerido pelos funcionários e garantindo maior autonomia dos seus pacientes.
Inicialmente, os clientes buscaram criar o equipamento, entretanto o resultado foi insatisfatório. Em seguida, contataram a Fluxo Consultoria para ajudá-los a reprojetar o equipamento e isso foi possível por meio de uma Engenharia Reversa.
A dor dos clientes estava, sobretudo, no superdimensionamento dos tubos estruturais. Isso acarretava no peso excessivo do equipamento, visto que comprometia a funcionalidade, mas também sua estética.
Etapas do Projeto
Para que a Engenharia Reversa do Elevador fosse concluída, tais etapas abaixo fizeram parte do escopo do projeto:
- Análise da geometria: Consistiu na avaliação de alternativas viáveis para o projeto original verificando se todas as partes faziam sentido na atual conjuntura. Nessa fase, constatou-se que poderiam ser retiradas duas barras de suporte, sem que houvesse interferência na estabilidade do equipamento.
- Estudo de materiais: Com o auxílio de professores orientadores da UFRJ, foi possível viabilizar um outro material que atendesse às necessidades dos clientes. A liga metálica sugerida apresenta propriedades similares ao do aço inox, no que diz respeito à resistência mecânica e ao contato com água.
- Modelagem tridimensional: Após a definição das modificações estruturais, foi realizada a modelagem 3D do equipamento no software SolidWorks com o objetivo de mostrar o novo design do equipamento.
- Cálculo estrutural: em seguida foram executadas simulações computacionais que avaliaram se o redimensionamento definido pela equipe de projeto suportava os esforços aplicados ao equipamento. Dessa forma, foi possível mapear regiões com concentração de tensão que poderiam acarretar em uma fratura no produto.
- Desenhos técnicos: Posteriormente, foram elaborados os desenhos dos componentes do equipamento, de modo que possibilitasse a confecção de cada um deles.



Solução
Ao final do projeto, foi entregue um manual de montagem, indicando os métodos de fabricação de cada componente, assim como, houve a mudança de material e o redimensionamento do Elevador, reduzindo 60% do seu peso em relação ao modelo inicialmente idealizado. Solucionando assim, a dor dos cliente sobre a dificuldade em locomover o aparelho devido à sua massa acentuada.
Diante do desafio apresentado, e consequentemente, a solução dele, o time do projeto garantiu a satisfação de nossos clientes.
Atualmente, o Elevador está em fase de produção, com uma equipe fazendo um pós-acompanhamento do projeto da empresa que está fabricando o equipamento, com uma disponibilidade para estar sempre atendendo as expectativas do cliente.
Gerente do projeto: Pedro Bartholomei / Vinícius Rezende
Consultores: Vinícius Rezende, Roberta Barcelos e Ariel Lima
Gostou da história? Então peça agora seu projeto de Engenharia Reversa e tire seu sonho do papel!