Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Sustentabilidade – ABRAVEi

A dor:

O cliente Luiz um dos criadores e participante da ABRAVEi, Associação Brasileira Dos Proprietários De Veículos Elétricos Inovadores, preocupado com as questões ambientais, procurou a Fluxo Consultoria para se adequar mais ainda aos seus ideais de sustentabilidade e diminuir os impactos ao meio ambiente relacionados a emissões dos gases do efeito estufa, buscando também obter a certificação de carbono neutro para a associação.

 

A solução:

Visando sanar a necessidade do cliente, foi feito um projeto de Neutralização de Carbono, cada vez mais comum entre empresas e associações para mitigar os impactos ambientais.

Primeiramente, a partir de um alinhamento entre a equipe de projeto e o cliente, foram mapeadas as atividades emissoras de GEEs (Gases do Efeito Estufa) praticadas pela associação e todos os dados necessários sobre elas.

A partir disso, através de uma metodologia, o GHG Protocol, conseguimos calcular o total de CO2 equivalente que foi emitido e produzir um inventário das emissões com todas as informações compiladas, onde conseguimos indicar as atividades que mais emitem, além de práticas que colaboram para diminuir a geração de gases do efeito estufa no futuro.

Ao final, foi  realizada a compra de 55 créditos de carbono provenientes da agricultura regenerativa, compensando por completo as emissões da associação.

Após todos esses passos foi possível tornar a ABRAVEi mais sustentável e adequada às tendências do cenário atual, além de possibilitar a obtenção do selo carbono neutro, ótimo para a imagem da associação e que contribui para o marketing verde da mesma.

 

Conhecimentos utilizados nesse projeto:

Adaptação à metodologia

Um dos pontos principais ao longo do projeto é adaptar as informações que são coletadas com o cliente para encaixá-las na metodologia, o GHG Protocol, ferramenta utilizada internacionalmente para se calcular as emissões, e precisamos muitas vezes interpretar, converter e apurar os dados. Também foram utilizadas informações obtidas no Procel, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, fonte fiel de dados sobre o consumo de energia de aparelhos domésticos.

 

Elaboração do inventário

Após todos os cálculos de emissões, elaboramos o inventário de emissões, e para isso, previamente, devemos entender a situação do cliente e traçar um retrato de suas emissões, focando principalmente na sua origem e em como evitá-la.

Cliente: Luiz

Gerente: Bruna Chaves

Consultores: Felipe Monteiro

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.