skip to Main Content
Tratamento De Efluentes Oxicolor

Problema do cliente

Pedro, empresário, dono de uma indústria de tintas e massas acrílicas, IF Oxicolor Tintas, localizada em São Gonçalo encontrava-se muito preocupado com os impactos ao meio ambiente gerados por sua empresa. Por isso, apesar de já possuir uma Estação de Tratamento de Efluente em operação, gostaria da confirmação da sua eficiência.

A IF Oxicolor Tintas gera efluentes provenientes de lavagem de equipamentos. O tratamento desses efluentes resulta em um líquido tratado e um resíduo sólido.  Caso não estivesse nos conformes, o efluente em questão, por ser oriundo da lavagem de equipamentos e maquinários, poderia causar danos irreparáveis ao ecossistema em seu entorno. Além de ser um problema ambiental, essa situação poderia causar embargos jurídicos, resultando em multas de alto valor.

Diante disso, por indicação, o cliente encontrou a Fluxo Consultoria. Com a nossa ajuda, propôs-se um serviço de tratamento de resíduos e efluentes para que fosse determinada a eficácia do tratamento utilizado pelo cliente e como melhorá-lo, além de proporcionar a reutilização do resíduo sólido gerado.

Solução proposta

Inicialmente, nossa equipe foi visitar a produção da IF Oxicolor Tintas a fim de conhecer mais o efluente e mapear os insumos que o geram. Assim, a nossa caracterização dos insumos e efluentes é mais assertiva e podemos definir os testes que serão feitos para verificar a sua adequação.

Com as amostras coletadas, pode-se começar o Estudo de Legislações e dos Componentes dos Insumos do Efluente para definir as formas de tratamento mais adequadas para os efluentes gerados. Ademais, por meio de testes laboratoriais, auxiliados por professores da UFRJ, foram elaboradas possibilidades para o reuso do resíduo sólido.

Resultados

Por fim, foi-se indicado potenciais métodos de tratamento para o efluente em questão, uma vez que, agora, tem os recursos para tratar corretamente os efluentes de sua indústria, bem como a explicação para aplicá-los. Além de formas de reuso do resíduo sólido gerado no tratamento de efluentes que possui potencial para ser aplicado como aditivo para cimento.

Gerente: Ana Luiza Oliveira da Silva

Consultora: Luisa Gonçalves dos Santos Quintanilha

Cliente: Pedro Volpi

Conhecimentos utilizados neste projeto

Tratamento de efluentes

Durante o estudo de efluentes, buscamos analisar o efluente a fim de caracterizar seus insumos. Com isso, obtendo métodos aplicáveis de sua melhora. Além de fazer o estudo de legislações do mesmo.

Quer analisar a qualidade do seu efluente? Fale com um dos nossos consultores!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *