Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Estudo de Viabilidade Máquina de Café

Entendendo as dores do cliente

Inspirado em seu ambiente de trabalho, o diretor da Valor Café, Luis Otávio, percebeu que o gosto do café em cápsulas é de menor qualidade do que o café em grãos. Com essa percepção, surgiu o interesse em desenvolver um sistema em que o café fosse vendido em grãos e que, ao mesmo tempo, fidelizasse os clientes – como é feito com as cápsulas.
Nesse cenário, a Fluxo Consultoria ajudou o Luiz em um projeto personalizado onde um Estudo de Viabilidade de uma máquina com as características escolhidas foi desenvolvido, conjuntamente da elaboração de ideias de fidelização e uma estimativa de custos.

Entregando a solução

Em um primeiro momento, foi feito um Levantamento de Possibilidades. De maneira geral, nessa etapa foram levantadas, de acordo com as ideias do cliente e as patentes já mapeadas, como seria o possível funcionamento interno da máquina e seu visual externo. Feito isso, foi desenvolvido um Esboço da máquina, facilitando a visualização e materialização do projeto.

Seguimos o projeto com a Definição do Sistema de Controle. A primeira ação a ser tomada se referiu ao Estudo do Controlador, onde foram analisadas possibilidades a respeito do sistema de controle da máquina. Outro ponto estudado foram informações de mercado, alternativas de compra e o consumo energético do equipamento.

Além disso, para confirmar a viabilidade da máquina, o cliente queria evitar fraudes no sistema. Por isso, foram pensados todos os diferentes problemas que poderiam surgir no uso da máquina pelo usuário e foi analisado como o sistema proposto poderia ser fraudado. Mapeamos possíveis problemas, tentativas de fraudes e desenvolvemos maneiras de bloquear essas tentativas.

Resultados

A partir desse projeto, foi elaborada uma análise mais completa e detalhada da máquina de café expresso. Contendo a visualização da máquina, o detalhamento do sistema operacional, proteção contra fraudes e dispositivos para fidelização de clientes, foi possível entender melhor o funcionamento da máquina e ter insumos para patentear o produto.

Gerente do projeto: Leo Kepple Borba

Orientadores: Armando Carlos de Pina Filho e Pedro Braconnot Velloso

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.