Infelizmente, atos criminosos e invasivos são mais corriqueiros do que o esperado em um país com altos índices de criminalidade e baixos índices de segurança como o nosso.
Por isso, um dos pontos mais importantes a se considerar na hora de abrir um negócio é a segurança do local em questão, atentando-se aos riscos existentes e fazendo o possível para diminuí-los.
Com uma segurança pública insatisfatória, faz-se necessário o uso de sistemas de segurança adicionais, capazes de garantir menores riscos de assaltos, invasões e demais intercorrências.
Além disso, também é importante se ater a possíveis acidentes ocasionais os quais não dependem de ação criminosa para acontecer, como incêndios.
Dentre as alternativas de sistemas de segurança adicional existentes, os eletrônicos são os mais procurados e utilizados por quem deseja investir em seguridade.
Mas afinal, o que são sistemas eletrônicos de segurança?
Os sistemas eletrônicos de segurança são conjuntos de dispositivos eletrônicos capazes de auxiliar e promover a segurança, a partir da detecção, transmissão e armazenamento de informações fundamentais para processos investigativos e preventivos em segurança.
Sendo assim, os sistemas eletrônicos de segurança tem três objetivos principais: Detectar, comunicar e evitar a ocorrência de atos criminais.
É com base nestes três objetivos principais que os tipos de sistema são fundamentados, e descreveremos os principais a seguir:
- Sistema de alarme: Um dos mais utilizados e conhecidos, o sistema de alarme consiste na emissão de sinais sonoros específicos quando os sensores são acionados por atividades atípicas ou desconhecidas. Ex.: Alarme automotivo, acionado quando há tentativa de abertura sem desarme do sistema previamente.
- Sistemas de controle de acesso: Esse sistema baseia-se na necessidade de permissão para entrada e saída de determinado local, limitando o acesso a pessoas específicas e evitando a entrada de estranhos. Ex.: Catracas as quais só permitem passagem com crachá eletrônico de identificação e autorização.
- Sistema de detecção: Sistema repleto de sensores capazes de identificar a presença de movimentos, diferentes temperaturas, iluminação, etc. Assim, o sistema é capaz de captar e identificar quando há uma presença atípica em horários incomuns. Ex.: Sensores de incêndio, os quais são ativados quando há presença de fumaça e aumento significativo de temperatura.
- Sistemas de imagens: Como o próprio nome já fala, nesse tipo de sistema a detecção é feita a partir da captura de imagens as quais são registradas por câmeras dispostas de forma estratégica no espaço em questão. Ex.: Câmeras de segurança em ambientes privados, capazes de capturar e armazenar todos os ocorridos passados ou atuais, permitindo observação constante e simultânea.
- Sistema de rastreio: Nesse sistema o GPS é um grande aliado pois há o rastreio geográfico do bem em questão.
Agora que você já sabe o que é, as finalidades e os principais tipos, que tal entender melhor a importância desses sistemas a partir dos benefícios resultantes do uso dos mesmos?
- Facilidade investigativa e maior chance de recuperação de bens;
- Acionamento urgente de autoridades competentes como: Seguranças, Polícia, Corpo de bombeiros, etc;
- Redução de custos com programas de seguro;
- Maior eficiência de trabalho por parte dos vigilantes e seguranças;
- Suporte adequado e especializado;
- Registro de movimentação e ocorrência;
- Fácil acesso e manuseio;
- Monitoramento em tempo integral, sem depender necessariamente da presença de profissionais para a realização do mesmo.
A partir dos benefícios acima, fica em evidência a importância de adquirir sistemas eletrônicos de segurança em âmbitos de todos os portes, sejam eles residenciais ou comerciais.
Para as empresas a fundamentalidade é incontestável, pois são alvos extremamente atrativos pela quantidade de mercadorias valiosas, informações, pessoas e dinheiro.
Assim, não hesite em proteger o seu patrimônio de forma efetiva a fim de promover não só a segurança dos bens materiais existentes, mas principalmente dos seus colaboradores e clientes.
Tendo em vista a necessidade de aquisição de Sistemas Eletrônicos de segurança, qual o melhor para o seu negócio?
Como já visto anteriormente, os tipos de sistemas eletrônicos variam entre si de acordo com os elementos que detectam e a função que desempenham após o processo de detecção.
Assim, alguns apresentam maiores vantagens para determinadas empresas a depender das necessidades e características das mesmas.
Além disso, também há a possibilidade de associar esses sistemas entre si, tornando o prédio comercial o mais seguro possível de acordo com as tecnologias existentes.
Para facilitar o processo de identificação e escolha de sistema, separamos e detalhamos 5 deles a seguir:
- Cercas elétricas:
Amplamente utilizadas em construções residenciais, as cercas elétricas são medidas protetivas capazes de dificultar e impedir a entrada de invasores por muros e demais construções.
Isso ocorre pois todos os limites com possibilidade de acesso e invasão são circunscritos por cercas capazes de gerar descargas elétricas significativas ao receber qualquer tipo de contato, impedindo assim a invasão física e promovendo a persuasão psicológica.
O aviso de presença de carga elétrica nos fios da cerca é fundamental para evitar acidentes e complicações indesejadas, tendo em vista a possibilidade de contato sem intenção de invasões.
Além disso, também é importante se ater a manutenção da cerca para que não haja descargas elétricas excessivas ou até mesmo insuficiência das mesmas em determinados pontos, o que pode propiciar e facilitar a invasão.
Simples e efetiva, representa uma ótima alternativa para construções privadas e circunscritas por muros, por exemplo.
- Reconhecimento facial
O reconhecimento facial é uma tecnologia de ponta capaz de reconhecer e localizar indivíduos, sendo um avanço gigantesco para a área da segurança.
A partir do reconhecimento facial é possível limitar o acesso de pessoas a determinados locais e identificar rostos que tenham executado qualquer ação atípica.
É um sistema bastante eficiente e tem diversas funcionalidades exclusivas de identificação, acesso e permissão, entretanto, apresenta um maior custo de implementação.
Entretanto, as funções protetivas desse sistema fazem valer a pena cada dinheiro investido, sendo uma alternativa excepcional para empresas com grande fluxo de clientes e funcionários dentre os departamentos.
- Reconhecimento de placas automotivas
Muito utilizado em condomínios residenciais, o sistema de reconhecimento de placas possibilita a identificação de placas dos automóveis, e a partir da identificação o acesso é negado ou permitido, prevenindo possíveis sequestros e invasões.
Bastante efetivo e fundamental para empresas com grande fluxo de entrada e saída de automóveis, como estacionamentos, shoppings, supermercados, etc.
- Sistema biométrico
Amplamente utilizado em serviços bancários, o sistema biométrico é capaz de identificar o indivíduo a partir da biometria previamente colhida e cadastrada pelo sistema, autorizando e permitindo o acesso a determinados locais e funções.
O sistema biométrico tem sido cada vez mais usado em afazeres simples como desbloqueio de aparelhos celulares, por exemplo.
Apresenta alta efetividade e é uma ótima alternativa para formas de acesso frágeis, tais quais cartões eletrônicos e sequências numéricas.
- Monitoramento por câmeras
Por último mas não menos importante, elencamos o monitoramento por câmeras pois a captura e armazenamento de imagens locais representa uma ótima alternativa protetiva, capaz de prevenir invasões pela visualização prévia de tentativa, acionamento urgente das autoridades competentes e ainda identificação de indivíduo e sequência de acontecimentos.
Ou seja, além de possibilitar a visualização constante de determinado local sem necessidade de permanência humana, o monitoramento por câmeras ainda facilita o processo investigativo em casos de intercorrências criminosas, sendo um aliado fundamental para a segurança.
Conclusão
Com o reconhecimento dos tipos de sistemas eletrônicos de segurança existentes, sua importância e fundamentalidade, fica fácil escolher qual ou quais atendem de forma efetiva as necessidades do seu negócio.
Assim, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca do tema de forma simples e efetiva.
Ademais, se tiver interesse na aquisição e implementação desses e outros sistemas, a Fluxo conta com uma equipe especializada de tecnologia e automação.
Para contatar um de nossos especialistas, basta clicar aqui.


![[E-Book] Desenvolvimento de Banco de Dados](https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/08/Banner3.png)



Comments (0)