Há algum tempo a ideia de morar sozinho ou sozinha vem deixando de soar como um bicho de sete cabeças e passando a ocupar um lugar de desejo entre os jovens millenials especialmente.
Segundo uma pesquisa do portal de classificados de imóveis Zap, 62% dos solteiros nascidos entre 1985 e 2000 desejam morar sozinhos ou com no máximo mais uma pessoa.
E, obviamente, essa tendência se reflete nas estruturas dos imóveis que vêm se popularizando ao longo dos anos.
Pensando nisso, elaboramos esse post com o objetivo de te apresentar a um estilo super prático e moderno: o Loft.
Para começar é importante entendermos o que é e como funciona esse ambiente:
O que é um loft residencial?
Esse imóvel vem ganhando a preferência das pessoas a partir da década de 50 e tem como principal diferencial o fato de ser totalmente integrado, ou seja, em um ambiente como esse não existem paredes, com exceção do banheiro.
A princípio, eles eram utilizados como depósitos de organizações e passaram a ser alugados ou até mesmo vendidos por preços mais acessíveis.
O loft passou então a ser opção de muitos artistas, arquitetos, publicitários e pessoas que gostassem desse estilo mais livre.
Por fim, com o tempo passou a ser associado às decorações mais arrojadas e criativas, fazendo com que o que antes era simples e modesto, passasse a ser esteticamente atrativo para muitas pessoas.
Houve então uma valorização desses espaços que hoje em dia já não são mais tão acessíveis, principalmente dependendo da localidade.
Principais características de um loft residencial
A ausência de paredes desse tipo de apartamento contribui para que o espaço livre seja maior e para a possibilidade de aproveitar cada lugarzinho.
Tornando-os uma ótima alternativa para pessoas que moram sozinhas ou possuem um estilo de vida mais despojado.
O loft é tão queridinho que hoje há prédios inteiros que seguem esse estilo cujas principais características arquitetônicas são:
- Ausência de paredes e divisórias;
- Janelas grandes e iluminação natural;
- Instalações elétricas e hidráulicas à mostra;
- Tijolos à vista;
- Estilo industrial;
- Pé-direito alto, podendo ou não incluir um mezanino;
- Maior que 50 metros quadrados;
E mesmo com esses pontos bem demarcados, ainda é comum que esse estilo seja confundido com outros parecidos como flate kitnet.
Por isso, elencamos algumas dessas diferenças abaixo.
Qual a diferença ente loft e flat?
Bom, enquanto o loft possui as particularidades acima, o flat tem praticamente a mesma caracterização que um apartamento comum.
Os flats costumam ser bem mais compactos e contam como serviço de quarto, refeições e lavanderia, funcionando de maneira bem semelhante a uma pousada ou hotel.
Não é o mesmo que um quarto de hotel, porque costumam ser maiores e não são voltados para uma rotatividade de habitantes tão grande.
Além disso, diferente dos lofts, eles possuem paredes e, mesmo quando pertencem a um mesmo prédio, os flats não necessariamente seguirão as mesmas marcações, pois eles não seguem um padrão.
São uma boa opção para famílias menores, estudantes ou trabalhadores que desejam dividir aluguel e pessoas que moram sozinhas, profissionais liberais ou executivos que levam uma vida mais ocupada e buscam praticidade no seu dia a dia.
Qual a diferença entre loft e kitnet?
Em relação aos kitnets, ou quitinetes, as diferenças são um pouco mais sutis, já que eles também costumam ser pequenos e possuírem quarto, cozinha e sala conjugados.
O que destoa é que os kitnets geralmente possuem uma área menor, com menos de 50 metros quadrados.
Além disso, nesse caso a decoração industrial não se faz presente e o pé direito tem uma altura convencional.
A estrutura aqui é bem simples e ideal para quem mora sozinho.
Qual a diferença entre loft e studio?
Os studios ou estúdios são ainda menores que os quitinetes, possuindo por volta de 30 metros quadrados.
Também, eles possuem os cômodos integrados em um só ambiente, mas podem possuir paredes ou divisórias separando o dormitório, garantindo maior privacidade ao morador.
Geralmente ficam em pontos bem localizados de grandes cidades, onde há boa infraestrutura, possibilidade de locomoção e lazer.
Assim como os flats, os estúdios também oferecem facilidades como lavanderias e diaristas aos seus habitantes, podendo ainda possuir outras áreas de socialização como piscina e salões de jogos.
São excelentes opções para jovens, pessoas que migraram para grandes cidades e buscam praticidade.
Conclusão
Conhecer esses quatro tipos de moradia é importante para saber como sua casa ou apartamento pode ser estruturada.
Já que cada um desses espaços possui suas próprias vantagens.
Vantagens do loft
Por exemplo, um loft é uma boa saída para quem mora em uma casa maior e está em busca de reduzir custos, além de aproximar-se de áreas estratégicas da cidade.
Esse tipo de empreendimento pode despertar o interesse de pessoas moram sozinhas, que estejam ascendendo profissional e financeiramente.
Também para casais sem filhos, pessoas com deficiência ou limitações de movimentos que podem precisar de ambientes mais espaçosos ou até mesmo idosos buscando mais conforto.
Outra grande vantagem é a facilidade para decorar e tornar o espaço bastante personalizado.
Os próprios móveis costumam ser os marcadores dos espaços e são eles que delimitam a função de cada metro quadrado do lugar.
Além disso, a tendência que esses imóveis têm de incluir bastante iluminação natural é um grande facilitador para quem gosta de plantas, ótimo para dar mais alegria ao ambiente.
Enfim, como esses espaços são bastante versáteis, há muitas possibilidades para decorá-los: tapetes, quadros para que aproveitem o pé direito alto e tudo mais que sua imaginação permitir.
Desvantagens do loft
E como principais desvantagens a citar estão a falta de privacidade, o baixo isolamento sonoro, bem como a dificuldade de impedir que cheiros se propaguem, mas isso pode ser resolvido com um exaustor, tudo justamente devido à ausência de divisórias.
O morador de um loft precisa pensar mais vezes antes de dar uma festa, por exemplo, uma vez que toda a sua casa estará exposta aos convidados.
Assim como, ao preparar uma comida de cheiro muito forte, deverá ter cuidado para que o odor não impregne todo o ambiente.
Entretanto, mesmo com essas limitações, o loft continua sendo uma bela e charmosa escolha de moradia.
Diante disso, esperamos que tenhamos conseguido sanar suas possíveis dúvidas sobre essa categoria de moradia que vem cada vez mais conquistando novos adeptos.
Comments (0)